Responder 
A Volta do Parafuso, Henry James
Autor Mensagem
Anica Offline
Miolos!!!
*

Respostas: 7.501
Reputação: 25
Resposta: #1
A Volta do Parafuso, Henry James
Tempos atrás vi que saiu uma tradução de A Volta do Parafuso, então achei que valia a pena comentar um pouco sobre essa novela aqui (que é uma das minhas histórias de horror favoritas Mr. Purple ).

A idéia é que uma jovem mulher passa a ser tutora de duas crianças em uma casa no interior da Inglaterra. Ela relata a história, começando de quando foi ofertado o emprego, dando assim opinião sobre o tio dos garotos que a contrata porque ele sozinho não pode criar duas crianças, até os criados da casa.

Já na casa, algo errado começa a acontecer. Sim, fantasmas!!! Fantasmas de antigos criados da casa. Passou "Os Outros" em sua cabeça? É, é mais ou menos por aí. Com a diferença que o final é um daqueles que deixam um baita ponto de interrogação na testa do leitor, um daqueles mistérios como o famoso Capitu traiu Bentinho.

Se não leram ainda, corram. Tem pocket, tem em inglês pela Penguim Classics, está na coletânea Contos de Horror do Século XIX... enfim, não é por falta de edição disponível que vocês não poderão conferir esta ótima história do Henry James. Mr. Purple

(Obs: Aqui já foi traduzida como Os Inocentes também)

I don't know what it is about me that makes people think I want to hear their problems. Maybe I smile too much. Maybe I wear too much pink. But please remember I can rip your throat out if I need to.
13-12-2007 04:45 PM
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Bagrong Offline
Macacos são maus
*

Respostas: 378
Reputação: 0
Resposta: #2
RE: A Volta do Parafuso, Henry James
Eu já li! o/

E gostei bastante, Btw. Um dos poucou livros de terror que eu realmente achei legal.

Só uma coisa: o livro que eu tenho aqui em casa se chama "A outra volta do parafuso", por que será? Pensando

Edit:
Ah, achei:

http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,69...61,00.html Escreveu:A tradução de Chico Lopes, na edição bilíngüe, consegue transmitir as sentenças longas e repletas de minúcias. Tem ainda o mérito de restituir, em português, o título A Volta do Parafuso, e não A Outra Volta do Parafuso, como se lia na tradução de Leônidas de Carvalho e Brenno Silveira, que talvez assim pretendessem eliminar uma ridícula equivalência da palavra "volta" com a palavra "retorno" (talvez a melhor opção fosse A Torção do Parafuso). Seja como for, a nova edição corrige algumas imperfeições, como a de traduzir "a couple of very bad days" por "dois dias (...) muito maus", o que é uma solução bem inferior a "alguns dias muito difíceis", da atual edição. Com revisões assim, ganha o leitor, que só ficará assombrado com o enredo.

De fato, "A volta do parafuso" parece um nome de filme Trash. Rindo

[Imagem: ras_banner01.jpg]
(Esta resposta foi modificada pela última vez em: 13-12-2007 08:06 PM por Bagrong.)
13-12-2007 08:04 PM
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Anica Offline
Miolos!!!
*

Resposta: #3
Aliás, é um título bem complicado, porque em português "a volta do parafuso" não diz muito, mas em inglês é uma das chaves para entender a história. Seria como alguém sob pressão, restando pouco para chegar ao limite (acho que é isso Dente )

I don't know what it is about me that makes people think I want to hear their problems. Maybe I smile too much. Maybe I wear too much pink. But please remember I can rip your throat out if I need to.
13-12-2007 10:12 PM
Ronzi Offline
Lust for life!
*

Respostas: 976
Reputação: 1
Resposta: #4
Seria algo tipo "Entre a Cruz e a Espada" ou "Entre a Bigorna e o Martelo" ou ainda entre "O gato e o peixinho dourado"? Rindo

[Imagem: may25.gif]
14-12-2007 02:45 PM
Anica Offline
Miolos!!!
*

Resposta: #5
Acho que é mais "a última gota que falta pro copo transbordar". Ahn, não tem expressão assim, né? Bão, é algo assim. É que a tal da tutora fica, digamos assim, estressada cuidando dos pimpolhos e querendo fazer um bom trabalho (justamente para não perder a mamata de morar numa casa batuta como a que ela está), e aí vem a pergunta que não quer calar: os fantasmas existem mesmo, ou é pira dela? Algo assim =D

14-12-2007 03:18 PM
Pips Online
Old School
*

Respostas: 2.557
Reputação: 7
Resposta: #6
EU NUNCA LI!!!!!!

Mas eu vi o filme "A Volta do Parafuso" que se eu não me engano é da Espanha, foi filmado antes de "Os Outros" (acho que foi baseado no filme para fazer a versão com a Nicole Kidman) e a história é um pouco diferente. O filme é assustador eu cheguei a indicar ele várias vezes. Aliás tem duas versões do mesmo ano, "A Volta do Parafuso" e "A Outra Volta do Parafuso" (para as pessoas saberem que é diferente).

Agora me deu vontade de ler o filme e ver o livro Língua

"Mas lendo atingi o bom senso."

[fotos][ordinário][música][twitter]
18-12-2007 09:18 AM
kuinzytao Offline
Leia que eu te escuto
*

Respostas: 918
Reputação: 4
Resposta: #7
Pips Escreveu:EU NUNCA LI!!!!!!

Mas eu vi o filme "A Volta do Parafuso" que se eu não me engano é da Espanha, foi filmado antes de "Os Outros" (acho que foi baseado no filme para fazer a versão com a Nicole Kidman) e a história é um pouco diferente. O filme é assustador eu cheguei a indicar ele várias vezes. Aliás tem duas versões do mesmo ano, "A Volta do Parafuso" e "A Outra Volta do Parafuso" (para as pessoas saberem que é diferente).

Agora me deu vontade de ler o filme e ver o livro Língua

Rindo Fantasmas são os meus preferidos, no gênero terror. Adorei "Os Outros", todo mundo fica gelado assistindo. Dente

[Imagem: 3432902502_8eb3063537_o.jpg]
31-03-2008 06:04 AM
Tilion Offline
Space Pirate
*

Respostas: 818
Reputação: 10
Resposta: #8
Saiu uma nova tradução, feita pelo meu colega de faculdade de Letras, Guilherme Braga. Ele também já traduziu um do Sherlock Holmes para a LP&M, Os Seis Bustos de Napoleão.

Recomendo, ele é bem competente. Smile
31-03-2008 05:39 PM
Alyninha Offline
"Essa é a vida que eu quis!"
*

Respostas: 304
Resposta: #9
Quando eu li esse tópico fiquei louca para ler A volta do parafuso.
E não é que ontém eu estava na biblioteca da Puc, procurando O Processo, e resolvei dar uma passeada pelas estantes... imaginem a minha surpresa ao edpara com uma edição antica desse livro!!
"Nossa não acredito!!! Vou ler... a Anica disse que é muito legal, sobre assombração!!!Yes!"
Saí , toda contente, com O Processo e A volta do parafuso...Mas na hora que eu fui passar os livros com a mocinha..Bip...
"Esse livro não circula..."
Pensei:
"É... que jóia hein?! Tava bom demais..."
Agora fico me perguntando, por que a biblioteca tem um livro que a gente não pode retirar???Que droga!Por fim.. terei que comprar, pois vocês aguçaram a minha curiosidade.
E Anica, aonde e como você descobre esses livro??rs...

" Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."
(O Pequeno Príncipe)
(Esta resposta foi modificada pela última vez em: 25-04-2008 10:54 AM por Alyninha.)
25-04-2008 10:42 AM
Anica Offline
Miolos!!!
*

Resposta: #10
Isso aconteceu comigo uma vez na biblioteca da PUC, Alyninha. A moça disse que era porque eles só tinham um exemplar do livro e daí não dava para retirar, servia só para consulta no local. Mas que é estranho é, no final das contas ô.O Mas então, a notícia boa é que parece que saiu mais uma edição de A Volta do Parafuso, então está cada vez mais fácil de encontrá-lo. Não sei se tem em formato pocket, mas também não deve ser muito caro não ^^

(Dica: se for comprar mesmo, compre a antologia de Contos de Horror do século XIX da Companhia das Letras, porque aí além de comprar A Volta do Parafuso você leva junto mais alguns contos bem bacanas de outros autores que não são muito conhecidos por aqui =D )

25-04-2008 02:07 PM
Alyninha Offline
*

Resposta: #11
Que lega!! Valeu pela dica Anica, eu vou comprar sim!! Também adoro histórias de terror.

(O Pequeno Príncipe)
25-04-2008 02:48 PM
Skywalker Offline
Traça
*

Respostas: 254
Resposta: #12
Descobri ontem que tenho esse conto numa coletânea Dente

Estranho Vizinho
27-04-2008 08:03 PM
Skywalker Offline
Traça
*

Resposta: #13
Bom, eu li. Gostei bastante, é um livro que (ao menos pra mim) não dá medo na hora que tu tá lendo, é um medo que vem depois, aos poucos, diferente dum Salem's lot da vida.

Mas... o Henry James foi um pouquinho preguiçoso, faltou um polimento a mais na estrutura da história, especialmente sobre todo aquele lance da história estar sendo contada ao redor de uma lareira que é simplesmente esquecida e ignorada.

Mas no mais, é uma história muito boa.

Estranho Vizinho
18-06-2008 12:03 PM
Alyninha Offline
*

Resposta: #14
Acabei de ler.Achei ótimo, a história é muito show, e dá uns arrepios...

(O Pequeno Príncipe)
18-07-2008 01:13 PM
.Izze. Offline
Zooey
*

Respostas: 1.092
Reputação: 11
Resposta: #15
Aaaah.. eu li e também gostei. Vi uma beeela crítica sobre o livro, dizendo o quanto era bom, elogiando bastante. Na curiosidade, peguei pra ler. E acebei gostando... E abre uma brecha até pra uma continuação... outras pessoas sendo assombradas... Buuu. =B

[r.izze.nhas] [Ambrosia] [Amálgama]
18-07-2008 02:38 PM
Skywalker Offline
Traça
*

Resposta: #16
Essa continuação existe, mas só no cinema (até onde eu sei). Na verdade é um prequel, mostrando a vida do Peter Quint (interpretado pelo Marlon Brando).

Estranho Vizinho
19-07-2008 08:25 AM
alrob Offline
C.W. Alrob
*

Respostas: 172
Resposta: #17
ôoo blz, consegui achar na net. Vou ler estilo folhetim ^^' (um hoje, outro amanhã ou semana que vem), quem quiser (texto em inglês):

The Turn of the Screw

Lançamento: Gutenberg Project

C. W. Alrob
[Imagem: twittericons48.png] [Imagem: orkutn.png]
04-08-2008 06:47 PM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Anica Offline
Miolos!!!
*

Resposta: #18
Bacana, valeu por colocar o link aqui, alrob =D
Pessoal que lê em inglês, não deixem de perder a oportunidade, é realmente arrepiante ^^

06-08-2008 08:21 AM
fabiula bortolozzo Offline
madame bovary c'est moi
*

Respostas: 8
Resposta: #19
já li e reli a volta do parafuso algumas vezes, mas afinal o que vcs acham, a governanta enlouqueceu ou os fantasmas existiam mesmo?
16-08-2008 08:51 PM
Anica Offline
Miolos!!!
*

Resposta: #20
Eu acho que ela enlouqueceu. Pelo menos se for considerar o título do livro, né. Porque dá a entender que uma pessoa está sob pressão, a um passo de estourar (pelo menos o título em inglês dá a entender Dente ). Mas no final acho que fica um pouco como o Dom Casmurro, o charme é justamente não poder chegar a nenhuma conclusão ^^

22-08-2008 08:33 PM
Rafaela Offline
Sea Shepherd!!!!!
*

Respostas: 1.363
Resposta: #21
Li a alguns anos atrás e confesso que não entendi bem o final

[Imagem: attachment.php?aid=2293]
(Esta resposta foi modificada pela última vez em: 08-03-2010 10:04 AM por Rafaela.)
08-03-2010 09:53 AM
Guilhermina Offline
Enchanté
*

Respostas: 199
Reputação: 1
Resposta: #22
Eu nunca pensei na possibilidade da governanta ter enlouquecido. Pra mim as assombrações eram fato. Será que isso aconteceu por conta da tradução que eu li?

"São poucas as pessoas a quem realmente amo, e menos ainda aquelas dais quais tenho uma boa opinião. Quanto mais conheço o mundo, mais fico descontente; e a cada dia se confirma minha crença na inconsistência de todos os caracteres humanos e na pouca confiança que pode ser depositada nas aparências do mérito ou do bom senso"

Jane Austen
(Elizabeth Bennet em Orgulho e Preconceito)
09-03-2010 12:30 AM
Ricardo87 Offline
Coleção Vaga-Lume
*

Respostas: 5
Resposta: #23
Poisé, isso passou pela minha cabeça enquanto eu lia o livro, mas quando cheguei no final não fiquei com dúvidas. Li a edição da Coleção Imortais da Literatura Universal, então talvez tenha algo a ver com as expressões utilizadas na tradução. Lembro-me de ter lido em algum lugar que o Henry James disse sequer ter pensado nessa hipótese de a governanta ter enlouquecido quando escreveu a história, ou seja, os fantasmas seriam, de fato, reais, mas não sei se a informação está correta... Aliás, como explicar o final de outro modo? Pura coincidência? Pra mim fica difícil...
23-08-2010 09:52 PM
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  As Minas do Rei Salomão (Henry Rider Haggard) Lucas_Deschain 0 130 22-07-2010 08:35 AM
Última Resposta: Lucas_Deschain
  Dália Negra (James Ellroy) Anica 3 305 08-07-2010 06:31 PM
Última Resposta: Zzeugma
  Avatar (James Cameron) Rafaela 11 404 09-03-2010 12:50 PM
Última Resposta: Claudinha
  A Vingança de Gaia (James Lovelock ) Rafaela 5 415 08-03-2010 01:10 PM
Última Resposta: Breno C.
  Finnegans Wake (James Joyce) Anica 4 574 28-02-2010 05:01 PM
Última Resposta: Lucas_Deschain

Ir ao Fórum: