Responder 
Hábitos de leitor
Autor Mensagem
Leonardo Pastor Offline
Tinha mais de 400 páginas
*

Respostas: 53
Reputação: 0
Resposta: #1
Hábitos de leitor
Alguns blogueiros resolveram escrever sobre seus hábitos de leitura. Achei a ideia interessante e escrevi meus próprios:

* Sinto um enorme prazer em terminar um livro, por isso tento chegar ao final da maioria que leio
* Gosto de emprestar livros e inclusive incentivo os amigos a dar uma olhada em minha estante para escolher algum
* Detesto quando não me devolvem os livros que empresto
* Minha biblioteca é arrumada de forma a não seguir nenhum padrão lógico
* Algumas vezes leio vários livros ao mesmo tempo, mas sem querer acabo esquecendo de terminar algum deles
* Não costumo doar livros. Tenho a mania de colecioná-los
* Compro muitos livros - e muitas vezes compulsivamente
* Gosto do cheiro de livros novos - eu sei, isso é estranho, mas eu cheiro livros
* Detesto ler em locais barulhentos. Meu quarto é o melhor lugar.

Para ver a lista completa de meus hábitos de leitura, clique aqui.
Ou acesse www.viscerasliterarias.com

Quer tiver blog e escrever sobre os próprios hábitos de leitor, avise-me que colocarei o link junta à postagem.
Quem não tiver, deixe também seus hábitos lá na parte dos comentários do blog ou aqui no Meia Palavra.

Interessado em literatura? Visite o Vísceras Literárias!!

www.viscerasliterarias.com
16-02-2009 06:31 PM
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Clover Offline
Era uma vez...
*

Respostas: 932
Reputação: 4
Resposta: #2
RE: Hábitos de leitor
Tenho vergonha de contar minhas manias, mas lá vai:

-Se o livro tem 100 páginas, me obrigo ler no mínimo 10 páginas por dia;
Se tem 200, 20 páginas por dia;
Se tem 300, 30 páginas por dia; (e assim por diante)
(o ridícué que eu sempre acabo lendo mais que isso rofl)
Preciso ler a última frase do livro antes de começar a leitura;
-Fico angustiada se depois de terminar de ler um livro de literatura francesa (por exemplo), ter que começar a ler outro de literatura francesa também;
-Não tenho o menor senso de posse com livros, empresto, vendo, até dou alguns. Depois que li não gosto de guardar nada;
-Cheiro livros (isso pelo jeito é bem normal );
-Não gosto que saibam o que estou lendo, às vezes coloco uma capa de papel quando saio com o livro;
-Peguei a mania de rabiscar livros, anoto quando comecei, quando terminei, anoto nomes de personagem nas abas, tenho até marca texto quando alguma frase me chama a atenção;
-Eu não tinha problema nenhum em ler em local barulhento, mas agora como o Leonardo, qualquer pessoa conversando me incomoda;
-Prefiro ler edições antigas, quanto mais antiquada a capa, mais eu gosto!

[Imagem: little01.gif] To make a prairie it takes a clover and one bee...[Imagem: little02.gif]
Emily Dickinson
(Esta resposta foi modificada pela última vez em: 19-02-2009 05:41 PM por Clover.)
16-02-2009 08:11 PM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Shaytan Offline
To be or not to be?
*

Respostas: 342
Reputação: 1
Resposta: #3
Meus habitos são quase idênticos aos que o Leonardo postou, a única coisa que não faço é ler mais de um livro ao mesmo tempo. E tenho mania de escolher a edição de um livro com a capa que mais me agrada =X.

[Imagem: bannerluminaria11.jpg]
16-02-2009 08:37 PM
.Izze. Offline
...
*

Respostas: 783
Reputação: 8
Resposta: #4
Gosto de ler ouvindo música;
Só leio no silêncio se o mesmo for total, ou seja, só leio sem escutar música de madrugada;
Gosto de livros velhos, mas que a capa ainda esteja presa às folhas;
Quero que as pessoas pelo menos tentem ler as coisas que eu gosto, mas não gosto muito de emprestar meus livros pra elas;
Isso justamente porque trato meus livros com o filhos e não quero que os raptem;
Gosto tanto do cheiro do livro velho quanto do novo;
Fico trincando os dentes enquanto leio (mas to tentando parar com isso);
Por mais que eu já tenho relido o livro, antes de voltar a relê-lo leio também a sinopse e a orelha;
Gosto de escrever, fazer pequenas anotações, nos livros;
Também não dôo, o livro é meu e sempre meu será, mesmo sem lugar para guardá-lo;
Todos os meus livros tem o meu nome na folha de rosto.

Clover! Te dou meu endereço pra tu dar uns livros pra mim. Sedex por minha conta. XD

[r.izze.nhas] [Ambrosia] [Amálgama]
(Esta resposta foi modificada pela última vez em: 16-02-2009 08:53 PM por .Izze..)
16-02-2009 08:52 PM
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Breno C. Offline
I'm real
*

Respostas: 4.470
Reputação: 28
Resposta: #5
Eu ia fazer um tópico identico hoje de manhã. Leo chegou antes.

[Imagem: asDSCP]
Família é quem você escolhe pra viver
Família é quem você escolhe pra você
Não precisa ter conta sanguínea
É preciso ter sempre um pouco mais de sintonia
16-02-2009 09:01 PM
Clover Offline
Era uma vez...
*

Resposta: #6
(16-02-2009 08:52 PM).Izze. Escreveu:  Clover! Te dou meu endereço pra tu dar uns livros pra mim. Sedex por minha conta. XD

Chegou tarde, amiga. Já doei quase todos. XD

[Imagem: little01.gif] To make a prairie it takes a clover and one bee...[Imagem: little02.gif]
Emily Dickinson
16-02-2009 09:35 PM
Leonardo Pastor Offline
*

Resposta: #7
Poxa, acabei de lembrar mais uma mania de leitor: a partir do ano passado eu resolvi manter um pequeno caderno onde anoto os livros que li cada mês.

Clover,
Eu pensava que o cheirar livros não fosse algo tão normal, mas pelo visto é. Adoro o cheiro de livros novos!

Breno,
Já que você ia fazer um tópico assim, contribua com seus hábitos de leitor também! =)

16-02-2009 10:04 PM
.Izze. Offline
...
*

Resposta: #8
(16-02-2009 09:35 PM)Clover Escreveu:  
(16-02-2009 08:52 PM).Izze. Escreveu:  Clover! Te dou meu endereço pra tu dar uns livros pra mim. Sedex por minha conta. XD

Chegou tarde, amiga. Já doei quase todos. XD

Nooooooooooooooooooooo! =B

Bah, anotar os livros que leio também faço, mas é só a versão escrita do Censo daqui.

16-02-2009 10:06 PM
Clover Offline
Era uma vez...
*

Resposta: #9
(16-02-2009 10:06 PM).Izze. Escreveu:  Bah, anotar os livros que leio também faço, mas é só a versão escrita do Censo daqui.

Anotar livros antigamente era só em agenda, caderninho. Hoje em dia tem blog, Skoob, Meia Palavra... Queria ter anotados todos que eu li antigamente, eu nunca tive esse hábito. Tem livro que eu li e me esqueci até do título, que triste.

Emily Dickinson
16-02-2009 10:16 PM
N Offline
To be or not to be?
*

Respostas: 399
Reputação: 3
Resposta: #10
- Sempre que tenho dinheiro compro. Virou um vício;
- Empilho sempre na horizontal;
- Mesmo que o livro seja ruim, quase sempre termino;
- Não costumo ler mais de um livro ao mesmo tempo;
- Não consigo ler com música;
- Gosto de ler de madrugada e silêncio quase que absoluto (mas isso tá ficando difícil porque o meu pai fica até tarde ou até de manhã na televisão, num volume alto e eu não gosto nem do barulho do ventilador, apesar dele eliminar o barulho da tv);
- Se não for possível ler em lugar silencioso, só costumo conseguir quando o barulho é "homogêneo". Ou seja, uma voz se destacando das outras tira a atenção;
- Não risco meus livros;
- Não suporto dedicatórias;
- Não empresto mais;
- Prefiro as páginas amarelas;
- Tomo o maior cuidado possível para não estragá-los.

EDIT: Também gosto de ler a última página antes de começar.

(Esta resposta foi modificada pela última vez em: 16-02-2009 10:55 PM por N.)
16-02-2009 10:27 PM
Inugami Offline
Nada mais que animais...
*

Respostas: 36
Resposta: #11
O Leonardo faz tudinho o que eu faço.
Mas tenho algo a mais pra adicionar:

Mas eu após acabar um livro, corro pro meu blog e faço um resumo e uma crítica (ou uma tentativa)
Sou muito ciumento com meus livros, mas empresto, pois a vontade de discutir a obra é muito maior que o ciúme.
Prefiro sebos a livrarias (É mais por necessidade, mas de vez em quando eu enfio a faca nos meus olhos)
Odeio que arrumem minha biblioteca (minha mãe insiste em querer "padronizar)
De vez em quando eu compro dois livros e escondo um. Aí quando eu "acho" ele, resolvo ler. (Fiz isso com Christine - O Carro Assassino, porque na época a faculdade não dava muito tempo pra eu ler)

E preciso de mais prateleiras e paredes no meu quarto.
Urgente.

[Imagem: fanart_19.jpg]
16-02-2009 10:37 PM
mitsuki Offline
É, sou eu.
*

Respostas: 62
Resposta: #12
- Sou possessiva com meus livros, não empresto de jeito nenhum (tive experiências péssimas com empréstimos).
- Não gosto de marcar meus livros com qualquer marcador. O marcador precisa ter alguma relação com o conteúdo do livro ou no mínimo uma história interessante (muita loucura, né? XD).
- Não pego livros emprestados de bibliotecas, não consigo ler com data marcada para terminar e devolver.
- Eu fico melancólica quando termino um livro. Parece que fica faltando alguma coisa...
- Não rabisco livros.
- Quando leio eu fico submersa, não ouço nada, não vejo nada.
- Dou risadas, praguejo, exclamo (como se estivesse assistindo à final da copa). Quem me vê lendo deve achar que sou maluca, no mínimo.
- Também cheiro livros, tanto velhos como novos.
- Antes de começar leio todas as informações da capa.
- Imagino trilhas sonoras para os livros.

"Ah, e se você dormisse? E se você sonhasse? E se, em seu sonho, você fosse ao paraíso e lá colhesse uma flor bela e estranha? E se, ao despertar, você tivesse a flor entre as mãos? Ah, e então?" (Coleridge)
16-02-2009 10:53 PM
Leonardo Pastor Offline
*

Resposta: #13
Inugami,
Qual o endereço de seu blog?

16-02-2009 10:53 PM
Leonardo Pastor Offline
*

Resposta: #14
Mitsuki,

Com essa mania de ler todas informações, digamos, "externas" do livro, já me dei mal. Quando li "O Estrangeiro", de Albert Camus, editado pela Record, tive a infelicidade de descobrir que o idiota responsável por escrever na "orelha" do livro contou a história inteira do romance!! Fiquei muito indignado quando li o penúltimo capítulo (isso, a pessoa me fez o favor de contar até o penúltimo capítulo) já sabendo o que acontecia.

16-02-2009 10:58 PM
Inugami Offline
Nada mais que animais...
*

Respostas: 36
Resposta: #15
(16-02-2009 10:53 PM)Leonardo Pastor Escreveu:  Inugami,
Qual o endereço de seu blog?

Não tenha muitas expectativas... Ultimamente eu ando atualizando pouco e passo por uma fase de pouca criatividade nos meus posts.Tímido

http://allyoukaination.blogspot.com/

[Imagem: fanart_19.jpg]
16-02-2009 10:58 PM
Tauil Offline
Fecske
*

Respostas: 1.161
Reputação: 17
Resposta: #16
- Cheiro todos os livros que compro.
- Só abandono a leitura se for realmente chata.
- Mantenho livros que gosto muito ou preciso consultá-los, o restante eu vendo ou troco.
- Não gosto de emprestar os livros justamente por manter praticamente os que eu gosto, mas empresto (e cobro).
- Para mim, a edição é importantíssima. Prefiro edições antigas e de capa dura.
- Leio de dois a cinco livros de uma só vez. Cada lugar tem um tipo de leitura diferente. No colégio, leio ou tirinhas ou crônicas (coisas que não precisam de grande atenção). Em casa e em filas públicas leio romances, etc.
- É indiferente para mim a leitura em silêncio ou em lugar com barulho. No entanto, não gosto de ler ouvindo música porque não me concentro.
- Compro muitos livros pensando no meu futuro ("algum dia eu terei que ler mesmo...").
- Assino todos os livros que passaram por mim.
- Faço anotações a lápis.
- Nunca uso a orelha para marcar um livro, tenho um estoque de cartões de visitas e o uso pra isso.
- Prefiro ler deitado do que sentado, muitas vezes, quando o braço cansa, leio horizontalmente sem problemas.
- Meus livros são organizados por altura.
- Gosto de autógrafos e dedicatórias, mas nunca ficaria numa fila de três horas sob um sol escaldante pra ter um autógrafo do Neil Gaiman, como vi muita gente fazer na FLIP.

Bloqueio de escritor
(Esta resposta foi modificada pela última vez em: 17-02-2009 11:01 PM por Tauil.)
16-02-2009 11:08 PM
.Izze. Offline
...
*

Resposta: #17
Esqueci de uma coisa:

O livro pode ser horrível, mas não paro de ler. Mas se o livro é bom e eu quero ler muito ele, mas a leitura ta trancada, difícil, eu largo e deixo pra quando eu estiver mais "preparada" para aquele tipo de leitura.

16-02-2009 11:34 PM
Trillian Offline
To be or not to be?
*

Respostas: 538
Reputação: 6
Resposta: #18
Já me descreveram aqui, gosto de silêncio, não faço anotações nos livros, cuido muito bem deles, mas gosto de emprestar - como já falaram, a vontade de discutir é maior, embora eu só empreste pra quem tem cuidado.

Hoje mais cedo eu li esse tópico e pus em prática uma coisa que vi aqui no Meia Palavra, se não me engano quem disse que faz isso é a Anica. Não rabisco de jeito nenhum meus livros, então comecei a usar post-it pra anotar trechos de determinado livro, e estou adorando a idéia!

"Às vezes eu acho que o indício mais óbvio de que existem formas de vida inteligentes fora da Terra é que nenhuma delas tentou entrar em contato conosco."(Calvin & Haroldo)
16-02-2009 11:49 PM
Anica Offline
Mad World
*

Respostas: 6.983
Reputação: 24
Resposta: #19
- Leio o livro até o fim, por mais que odeie
- Não consigo ler com música ou barulho de tv
- Não empresto livro, só para pessoas que também têm fama de não emprestar livros porque sei que elas devolverão o que emprestei
- Adoro livros com dedicatórias e costumo scanneá-las (just in case)
- Meus livros não estão organizados em ordem alguma (na verdade eles simplesmente não estão organizados)
- Compro mais livro do que dou conta de ler
- Não gosto de ler livro muito grande na cama (tipo O Senhor dos Anéis) porque acho desconfortável

And I find it kind of funny
I find it kind of sad
The dreams in which I'm dying
Are the best I've ever had
I find it hard to tell you
I find it hard to take
When people run in circles
It's a very very, mad world, mad world
17-02-2009 08:36 AM
Shaytan Offline
To be or not to be?
*

Respostas: 342
Resposta: #20
Lega,l um hábito que quase todo mundo tem é de cheirar os livros ^^ bom saber que não é nada excêntrico =P. Só não consigo escrever nos meus, da pena, antigamente eu assinava, hoje em dia não escrevo nada mesmo, e evito comprar livros assinados ou com anotações em sebos.

[Imagem: bannerluminaria11.jpg]
17-02-2009 09:20 AM
Breno C. Offline
I'm real
*

Respostas: 4.470
Reputação: 28
Resposta: #21
Bom... meus hábitos não são muitos, na verdade só três principais, que são: ler ouvindo alguma coisa (me concentro melhor), ler de cuecas quando estou em casa (e de preferência deitado na rede) e ler bebendo alguma coisa.

[Imagem: asDSCP]
Família é quem você escolhe pra viver
Família é quem você escolhe pra você
Não precisa ter conta sanguínea
É preciso ter sempre um pouco mais de sintonia
17-02-2009 10:28 AM
walbher Offline
Azul
*

Respostas: 96
Resposta: #22
- Eu também cheiro meus livros ao adquiri-los (Mesmo os de sebo...)
- Gosto de ler em total silêncio ou com um barulho corriqueiro e esquecível. Caso tenha música, por pior que seja, minha veia musical me enche o saco pra prestar atenção em detalhes desta.
- Não faço anotações em livros, apenas os de estudo. Mesmo assim prefiro um bom caderno.
- Leio um livro por vez, me arrependi de tentar o contrário.
- Compro livros que com certeza lerei no futuro e estão em promoção.
- Eu gosto de organizar as coisas, mas quando penso em organizar meus livros acabo que prefiro ler.
- Adoro emprestar para amigos e fico ansioso pela recepção deles para com o livro.
- E quando me emprestam fico me sentindo culpado se estou lendo um outro livro, mesmo que seja por necessidade.
- Quase sempre leio deitado, mas preciso parar com isso.
- Eu faço caretas, expressões e demais reações que estão citadas no livro. Quando eu era menor e não sabia o que era "dar de ombros", eu ficava mexendo o ombro tentando imaginar - até que uma hora eu acertei e entendi.
- Quando estou lendo algo que acho muito bom ou muito engraçado eu tento encontrar alguém para citar.
17-02-2009 10:44 AM
Leonardo Pastor Offline
*

Resposta: #23
Eu sempre pensei em escrever meu nome nos livros, mas acabo ficando com pena. Livro com dedicatória, por outro lado, eu até gosto. O problema é quando alguém te dá um livro que você já tem e deixa algo escrito. Ai não dá nem pra trocar na livraria...

17-02-2009 11:47 AM
Diego Online
Everybody lies
*

Respostas: 589
Resposta: #24
- Alguém aqui não cheira livros? É, eu cheiro também.
- Meus primeiros (É... Harry Potter e SDA) eu lia de luvas porque eu achava que eu suava demais e ficava estragando as páginas dos livros, hoje eu já superei isso.
- Não escrevo em livro, e se acho algo escrito em livros públicos eu passo a borracha.
- Leio uns 3 livros por vez, tenho de aprender ainda a me concentrar em só um.
- Não compro em livrarias físicas, vou lá só para descobrir coisa nova, só compro em sebo e pela internet, e sou a pessoa mais ansiosa do mundo nos três dias que levam para o livro chegar aqui em casa.
- Leio bem indiferente ao barulho, e geralmente me assusto quando encosta em mim por justamente ter esquecido o mundo ao meu redor.
- Não uso marca página, só paro de ler em página fácil de memorizar, geralmente os múltiplos de dez. XD

É, acho que é isso. Big Grin

Blog: Várias vogais
17-02-2009 11:57 AM
LucasCF Offline
Fase Preguiçoso Off?
*

Respostas: 939
Reputação: 6
Resposta: #25
- Se leio mais de um livro ao mesmo tempo, é porque são estilos ou gêneros diferentes. Tipo um de fantasia e um policial. Ou um de contos, e um romance.
- Adoro ler trechos engraçados ou muito bem escritos para meus pais, minha irmã, ou qualquer um que estiver em casa. Leio um trecho, acho interessante e... "Mãe, olha esse trecho aqui" E já começo a ler. Big Grin
- Não rabisco meus livros e inclusive tenho várias frescuras quanto a seus cuidados.
- Consequentemente, empresto apenas a uma ou duas pessoas que sei que não vão estragar. Cito todas as regras idiotas a estes antes. Inclusive quando meus pais vão ler algum livro.
- Uma das frescuras que mais me zoam é não poder abrir muito o livro, para não estragar. Língua
- Odeio livros em que a capa é meio dobrada ou levantada (a maioria). Sabe quando você deixa o livro sobre a mesa e a capa fica levantada? Por isso gosto tanto dos de capa dura.
-Não uso marca-página. Memorizo a página que parei. Coloco um papel no meio quando é um livro que estou lendo outros ao mesmo tempo, ou é da biblioteca, coloco a ficha lá no meio Big Grin. Uma coisa engraçada é que as vezes esqueço a página que parei certinho, mas sei mais ou menos entre qual e qual página parei, então vou lendo os trechos da página para ver se lembro. Até encontrar a parte que parei.
- Adoro TER o livro, e peço para minha mãe comprar. As vezes fico ancioso para que ele chegue, mesmo assim demoro as vezes meses para começar.

Se lembrar, coloco mais aqui.
17-02-2009 03:08 PM
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Canto do Leitor Pips 48 1.927 05-02-2010 08:26 PM
Última Resposta: BFreitas
  Não salve o livro. Salve o leitor. Palazo 21 710 02-11-2009 12:33 AM
Última Resposta: Mandark
  Como você se vê como leitor? Anica 28 813 23-10-2009 02:24 PM
Última Resposta: Mago de Oz