Responder 
[SÉTIMO LIVRO] Esaú e Jacó (Machado de Assis)
Autor Mensagem
Anica Offline
Miolos!!!
*

Respostas: 7.501
Reputação: 25
Resposta: #1
Exclamation [SÉTIMO LIVRO] Esaú e Jacó (Machado de Assis)
A partir de segunda-feira dia 30/03 começaremos a discutir Esaú e Jacó, de Machado de Assis. Por enquanto o espaço está aberto para que troquemos informações sobre o autor, sobre o histórico de quando a obra foi lançada, etc. Seguiremos esse cronograma:

30/03: Capítulo I até VIII
06/04: Capítulo IX até XIX
13/04: Capítulo XX até XXX
20/04: Capítulo XXXI até XXXIX
27/04: Capítulo XL até XLIX
04/05: Capítulo L até LIX
11/05: Capítulo LX até LXIX
18/05: Capítulo LXX até LXXX
25/05: Capítulo LXXXI até XCI
01/06: Capítulo XCII até CV -> enquete para escolha do oitavo livro
08/06: Capítulo CVI até CXXI

Lembrando que todos são mais do que bem-vindos a participar, mesmo que as discussões já tenham se iniciado. Porém, deixo o lembrete que comentários sobre a obra acompanham os capítulos lidos até então, portanto para quem chegar no meio, por favor, tome cuidado com possíveis spoilers.

Outra coisa: como já enfatizei no tópico da enquete, encarem o Clube como uma oportunidade para crescer, aprender mais. Mesmo que o livro escolhido não seja seu favorito ou o que você votou, tente dar uma chance para ele e para as discussões aqui.

E, para terminar, Machadão já se encontra em domínio público então qualquer busca no Google já deve apontar um pdf para a leitura, no caso de você querer participar mas não ter o livro em casa. Agradeço desde já quem disponibilizar links para downloads aqui.

I don't know what it is about me that makes people think I want to hear their problems. Maybe I smile too much. Maybe I wear too much pink. But please remember I can rip your throat out if I need to.
19-03-2009 09:43 AM
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
sammynewton Offline
We will prevail
*

Respostas: 91
Reputação: 2
Resposta: #2
RE: [SÉTIMO LIVRO] Esaú e Jacó (Machado de Assis)
A obra completa de Machado de Assis pode ser baixada no Portal do MEC:

http://portal.mec.gov.br/machado/index.p...Itemid=173

Esse link leva direto aos romances. Com opção em PDF ou HTML.

We are all in the gutter, but some of us are looking at the stars - Oscar Wilde
19-03-2009 10:33 AM
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Agradecimento feito por **Maniaca do Miojo**
Pips Offline
Old School
*

Respostas: 2.557
Reputação: 7
Resposta: #3
19-03-2009 10:33 AM
Agradecimento feito por **Maniaca do Miojo**, Lethaargic
Vail Offline
Agora com dois cogumelos!
*

Respostas: 197
Reputação: 0
Resposta: #4
Machado de Assis é legal, tem uma leitura bem fluida a julgar pela época em que vivia. A primeira vez que li Dom Casmurro, era bem moleque ainda, me surpreendi quando vi que apesar de ele ter sido escrito no inicio do século passado e não tive problemas nenhuns na leitura, nem consultar dicionário nem nada.

Não se preocupem... eu vou pensar em algo.XD
(Esta resposta foi modificada pela última vez em: 19-03-2009 11:51 AM por Vail.)
19-03-2009 11:37 AM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
walbher Offline
Azul
*

Respostas: 49
Resposta: #5
Opa! Como não tenho muito tempo aqui em casa, acho que vou ver se acho uma versão em conta por aí. Senão começo a ler um capítulo antes de dormir aqui no pc mesmo =)

Machadão é sempre uma boa. Não ouvi muito sobre essa obra, o que pode ser bem proveitoso.
19-03-2009 07:53 PM
Katrina Offline
A Liv é minha madrinha!
*

Respostas: 440
Reputação: 8
Resposta: #6
Vou fazer o possível para acompanhar esta discussão, o Machadão será minha leitura paralela oficial. XD

[Imagem: 11280777319.gif]
19-03-2009 08:02 PM
kuinzytao Offline
Leia que eu te escuto
*

Respostas: 918
Reputação: 4
Resposta: #7
Machado é um de nós, é assim que o percebo. Um brasileiro, no Brasil, exercendo a função de registrar seu ponto de vista e o fazia com muita dignidade, responsabilidade e senso crítico. Um porém, com sabedoria e estudo. Não se critica a "Corte" e a sociedade impunemente, então como fazê-lo e ser agraciado com honras, ainda em vida? Ele as recebeu em vida, como fez isso? Como uma sociedade muito mais punitiva que a atual, honrou os feitos e aclamou para a fundação da Academia de Letras esse cidadão?

Brasileiro, filho de Mulato, que por sua vez é filho de escravos alforriados. A mãe é portuguesa, doméstica, os dois sabem ler e escrever, o que não era habitual em 1839. Machado aproximava-se dos 50 anos quando a escravidão "terminou", tecnicamente, no Brasil.

A realidade dele era perversa como a nossa. Mesmo assim, todos são unânimes em afirmar que Machado venceu através de suas possibilidades, um homem integro, limpo. Fora o panorama que o circundava, havia ainda os problemas com a saúde (adoentado, gago, epileptico e de figura trivial). Em 1898, com 31 anos de serviço público, é posto em disponibilidade (fica sem tarefas, mas recebendo) por não ter "formação técnica". No final do ano, retorna à ativa, para sua felicidade.

Convido-os a olhar com cuidado a obra em que utilizou à mescla de diversos tipos de narradores, com tal sutileza, que... cito as palavras de Luiz Antônio Aguiar:
Citar:M. de A. e o Narrador Indeterminado mostram-se como o mesmo ser, uma mescla insólita do Autor (físico) com o Narrador Indeterminado, gerando um terceiro, o Narrador M. de A.

São, no todo, transgressões quase homicidas contra as convenções de narrar/ler ficção estabelecidas então (e, em boa parte, até hoje), principalmente no viés realista/naturalista da ocasião. Se passam despercebidas, ou, relegadas, há 100 anos, isso se deve à sutileza magistral com que foram praticadas. É que, diferente de parte da prosa atual, Machado não fazia alardes para anunciar seus vôos; nem os mais altos, nem os mais profundos.
Machado faz com que eu me envegonhe das desculpas que crio para a minha falta de dedicação. Vamos dissecar essa obra e descobrir como esse cara faz tudo isso tão bem?

[Imagem: 3432902502_8eb3063537_o.jpg]
(Esta resposta foi modificada pela última vez em: 20-03-2009 04:40 PM por kuinzytao.)
20-03-2009 02:58 PM
Agradecimento feito por Clara, Anica, Lethaargic
Vail Offline
*

Resposta: #8
(20-03-2009 02:58 PM)kuinzytao Escreveu:  ...Machado faz com que eu me envegonhe das desculpas que crio para a minha falta de dedicação. Vamos dissecar essa obra e descobrir como esse cara faz tudo isso tão bem?

Vamos sim...
Aliás, estava pesquisando e vi que M.A. teve duas fases diferentes (pelo menos nos romances, pois ele escrevia também crônicas, contos, poesias...)
A primeira fase foi romântica, e a segunda realista.
Foi na segunda fase que Machado escreveu, ao meu ver, suas melhores obras, como Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, e também o nosso sétimo livro, Esaú e Jacó, em 1904.
Nunca tive oportunidade de ler poesia de M.A. mas li que ele era outra pessoa fazendo poesia, estilo Augusto dos Anjos.

20-03-2009 04:55 PM
kuinzytao Offline
Leia que eu te escuto
*

Resposta: #9
Vail, nos primeiros resultados de pesquisa sobre ele, meu entusiasmo foi crescendo absurdamente. É surpreendente um garoto em meio ao caos conseguir aprender, manter o foco e ainda conseguir o distanciamento necessário para elaborar uma boa critica.

Em 1854 auge do Romantismo, ele com 15 anos queria ser poeta, é nessa data que surgem seus primeiros poemas e logo após, crítica literária e teatral.

As crônicas e os ensaios de Machado mostram um jovem dotado de um notável desejo de consertar o mundo — ele quer teatro mais sério, achava o "pastelão" uma grosseiria, quer o jornal como meio educativo, quer literatura envolvida com a vida do povo de seu país e de seu tempo. De certa forma, tais idéias foram mantidas ao longo de sua vida, segundo Luis Augusto Fischer.
Mais maduro concentra-se na crítica, nos ensaios e na prosa narrativa.

(Esta resposta foi modificada pela última vez em: 20-03-2009 05:39 PM por kuinzytao.)
20-03-2009 05:38 PM
Liv Offline
Equipe Meia Palavra
*

Respostas: 4.365
Reputação: 11
Resposta: #10
Eu tenho que criar vergonha na cara. Sou um péssimo exemplo em relação ao Clube ><

[Imagem: Cpiadefotos-romanticas.jpg]
20-03-2009 06:16 PM
Vail Offline
*

Resposta: #11
Você está certissimo, kuinzytao, a tragetória de M.A. fora dos livros, também merece um bocado de nossa atenção.
Quando lemos uma biografia, as vemos com certo afastamento, como se o que estivesse ali fosse resultado do destino, do inevitável, e não do esforço constante, da gana de vencer e de fazer diferença. Machado foi autodidata em muitas coisas, outras aprendeu nas folgas, como quando, com doze ou treze anos, vendia doces numa escola e aproveitava para aprender algo. Outras aprendeu com aqueles que tiveram a sensibilidade de enxergar o seu potencial. Como o forneiro de uma padaria que lhe ensinou francês ou o autor de "Memórias de um sargento de milícias", Manuel Antônio de Almeida, que se tornou seu protetor.

20-03-2009 06:51 PM
kuinzytao Offline
Leia que eu te escuto
*

Resposta: #12
(20-03-2009 06:16 PM)Liv Escreveu:  Eu tenho que criar vergonha na cara. Sou um péssimo exemplo em relação ao Clube ><
As vezes nossa má vontade advém do que nos foi ensinado, ou de como o assunto chegou até nós. É difícil ver a beleza de uma obra e a sagacidade de seu autor, quando nos "enfiaram goela a baixo", como se diz. A reflexão, ou o conhecimento dos acontecimentos que cercavam a obra e seu autor ajudam muito a compreender seu valor. A L&PM, na edição pocket, fez a adição do panorama do Rio de Janeiro na época, colocou uma biografia do autor e a cronologia, não só de sua vida e obra, também do que acontecia no mundo. A coordenação editorial foi de "Luís Augusto Fischer" que é bem cuidadoso e portanto confiável. Na internet há muitos trabalhos fabulosos sobre as obras, o que ajuda a gente se situar melhor, e ler com um maior conhecimento de causa.

(Esta resposta foi modificada pela última vez em: 20-03-2009 07:17 PM por kuinzytao.)
20-03-2009 07:16 PM
LucasCF Offline
To be or not to be?
*

Respostas: 867
Reputação: 9
Resposta: #13
Peguei na biblioteca da série bom livro da Ática. Big Grin Vou tentar discutir...

"A vida é o que acontece conosco enquanto fazemos outros planos" Ben Bagley, produtor musical.
Filmow - Last.fm - skoob
20-03-2009 08:17 PM
Katrina Offline
A Liv é minha madrinha!
*

Respostas: 440
Resposta: #14
Machado é um dos meus autores brasileiros favoritos. Pelo menos no que diz respeito a sua fase do Realismo, acho que da sua fase Romântica só li Helena, mas mesmo esta obra foi uma leitura interessante. Nunca li nenhuma de suas poesias e acho que participar do Clube será a propulsão que faltava para que eu procure conhecer mais acerca de sua obra.
E vamos nos deliciar com seu humor sarcástico, é o que o Machadão tem de melhor e é o que eu adoro nele! Tímido

[Imagem: 11280777319.gif]
20-03-2009 08:29 PM
Cadortel Offline
Tinha mais de 400 páginas
*

Respostas: 51
Resposta: #15
Estou lendo um ensaio sobre suas correspondências, vai ser sublime, ver o que é analisado com a obra indicada. Logo posto mais impressões.
21-03-2009 09:38 PM
Aielicram Offline
Marci
*

Respostas: 1.215
Resposta: #16
Fiquei bem feliz com a escolha desse livro, afinal não havia sido escolhido nenhum de literatura brasileira.

Para nos ambientarmos na obra, segue um resumo que tirei da Wiki:

Esaú e Jacó é o penúltimo livro de Machado de Assis, lançado 4 anos antes da sua morte e, segundo a maioria dos críticos, em pleno apogeu literário, depois de escrever, em 1899, Dom Casmurro, o mais célebre de seus livros.

Esaú e Jacó se destaca por consolidar esta suave maestria no domínio da narrativa. Machado despoja-se da excentricidade ocasional num texto que abandona resquícios do picaresco e envereda num realismo que retoma a melancolia e o lirismo que se iniciara na primeira fase de sua produção literária. Destaque são os personagens muito próximos da vida real.

O Conselheiro Aires é um personagem poderoso que contracena com Natividade, mãe dos gêmeos Pedro e Paulo, que protagonizam este romance. E Machado chega quase à perfeição formal ao estabelecer esta trama fascinante onde os iguais são opostos e concorrentes. Discordam na política, na vida, sempre em campos opostos, um contra o outro, chegando mesmo a cortejar a mesma mulher.

A ambigüidade narrativa se instaura com o Conselheiro Aires, personagem e narrador, que no entanto, também é visto a partir de uma terceira pessoa. Machado por esse jogo de opostos pode comentar um tempo de grande agitação política. Não sendo estranho ao livro temas como abolição da escravatura, encilhamento e Estado de sítio, porém o tema melhor abordado e reconhecido é a Proclamação da República, a qual se faz uma tremenda crítica.

Wikipédia

Uma vez é nada. Uma vez é nunca.
21-03-2009 10:25 PM
Agradecimento feito por Clara, Anica, **Maniaca do Miojo**
kuinzytao Offline
Leia que eu te escuto
*

Resposta: #17
(21-03-2009 09:38 PM)Cadortel Escreveu:  Estou lendo um ensaio sobre suas correspondências, vai ser sublime, ver o que é analisado com a obra indicada. Logo posto mais impressões.

Pensando Engraçado, parece que tenho esse material; bem lembrado Cadortel.

22-03-2009 09:00 AM
JLM Offline
Amigo Imaginário
*

Respostas: 1.513
Reputação: 6
Resposta: #18
esqueceram de citar q MA foi excelente tradutor de literatura francesa. dele eu já li trabalhadores do mar, do victor hugo, livro extremamente detalhista de termos náuticos. alguém conhece outra tradução q ele fez?

1 abraço

JLM
[ http://www.jefferson.blog.br ]
[ http://desordemnotribunal.blogspot.com ]

22-03-2009 09:07 AM
Anica Offline
Miolos!!!
*

Respostas: 7.501
Reputação: 25
Resposta: #19
não do francês, mas sei que do inglês ele traduziu O Corvo do Edgar Allan Poe -> http://pt.wikisource.org/wiki/O_Corvo_(t..._de_Assis)

I don't know what it is about me that makes people think I want to hear their problems. Maybe I smile too much. Maybe I wear too much pink. But please remember I can rip your throat out if I need to.
22-03-2009 10:25 AM
Clara Offline
Vincent Malloy
*

Respostas: 1.892
Reputação: 12
Resposta: #20
Vale conhecer um pouco da história original de Esaú e Jacó, na bíblia:

Esaú e Jacó é uma história do livro de Gênesis, parte integrante da Bíblia. Trata da relação entre os filhos gêmeos de Isaque e Rebeca. Segundo a tradição, o filho primogênito tinha direitos exclusivos. Dentre os gêmeos, o que nascera primeiro fora Esaú. A mãe tinha preferência pelo mais novo, Jacó, chegando a planejar junto com ele, para enganar o pai que estava velho e já não enxergava bem. Rebeca ajudou Jacó a passar-se por Esaú, para roubar o direito deste. O fato cria uma inimizade grande entre os gêmeos. No entanto, nos capítulos 32 e 33 de Gênesis nós encontramos a reconcilição destes dois irmãos. Esta história faz parte dos acontecimentos bíblicos mais conhecidos. A história dos irmãos inspirou o livro de Machado de Assis, que também relata a rivalidade entre irmãos gêmeos, tendo a mãe no centro da disputa. Em 2004, foi lançado o livro O Gosto da Glosa: Esaú e Jacó na Tradição Judaica da autoria da psicanalista Daisy Wajnberg, que discute este que é um dos trechos mais debatidos da Bíblia Hebraica.

Fonte: Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Esa%C3%BA_e_Jac%C3%B3

"Vincent Malloy is seven years old,
He’s always polite and does what he’s told

For a boy his age he’s considerate and nice,
But he wants to be just like Vincent Price..."
22-03-2009 12:52 PM
Agradecimento feito por kuinzytao, Wilson, Alyninha, Lethaargic
kuinzytao Offline
Leia que eu te escuto
*

Resposta: #21
Muito apropriado o post Clara V. XD
Saiu na imprensa da Livraria Cultura comenta Daisy Wajnberg, em O Gosto da Glosa

(Esta resposta foi modificada pela última vez em: 22-03-2009 02:11 PM por kuinzytao.)
22-03-2009 02:11 PM
LucasCF Offline
To be or not to be?
*

Respostas: 867
Reputação: 9
Resposta: #22
(22-03-2009 12:52 PM)Clara V. Escreveu:  Vale conhecer um pouco da história original de Esaú e Jacó, na bíblia:

Esaú e Jacó é uma história do livro de Gênesis, parte integrante da Bíblia. Trata da relação entre os filhos gêmeos de Isaque e Rebeca. Segundo a tradição, o filho primogênito tinha direitos exclusivos. Dentre os gêmeos, o que nascera primeiro fora Esaú. A mãe tinha preferência pelo mais novo, Jacó, chegando a planejar junto com ele, para enganar o pai que estava velho e já não enxergava bem. Rebeca ajudou Jacó a passar-se por Esaú, para roubar o direito deste. O fato cria uma inimizade grande entre os gêmeos. No entanto, nos capítulos 32 e 33 de Gênesis nós encontramos a reconcilição destes dois irmãos. Esta história faz parte dos acontecimentos bíblicos mais conhecidos. A história dos irmãos inspirou o livro de Machado de Assis, que também relata a rivalidade entre irmãos gêmeos, tendo a mãe no centro da disputa. Em 2004, foi lançado o livro O Gosto da Glosa: Esaú e Jacó na Tradição Judaica da autoria da psicanalista Daisy Wajnberg, que discute este que é um dos trechos mais debatidos da Bíblia Hebraica.

Fonte: Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Esa%C3%BA_e_Jac%C3%B3

Nota da Editora na parte "advertência" da minha edição.

Esaú e Jacó: Filhos de Isaac e Rebeca. Como Rebeca era estéril, Isaac ora a Deus para que lhe dê um filho. Quando Rebeca concebe, sente os filhos lutando em seu ventre e consulta a Deus, que lhe responde: 'Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço'. Mais tarde, Esaú, que era o mais velho, vendeu seu direito de primogenitura a Jacó, por um prato de lentilhas."

"A vida é o que acontece conosco enquanto fazemos outros planos" Ben Bagley, produtor musical.
Filmow - Last.fm - skoob
(Esta resposta foi modificada pela última vez em: 22-03-2009 03:34 PM por LucasCF.)
22-03-2009 03:33 PM
Agradecimento feito por Wilson, kuinzytao
Wilson Offline
l'étranger
*

Respostas: 843
Reputação: 11
Resposta: #23
Dessa vez eu participo, ainda mais que meu conhecimento de Machado de Assis se resume a uns 2 livros lidos de má vontade no colégio ¬¬
22-03-2009 10:05 PM
Sky Charão Offline
Concentrófoba
*

Respostas: 148
Resposta: #24
Meu Primeiro post - Oi a todos!!!, me cadastrei agora, e que bom que a obra do momento eu tenho em casa, e nunca li (eu sei uma vergonha) - li alguns outros romances e contos do Machado, vou tentar participar do debate, sempre quis fazer parte de um clube do livro.

[Imagem: size-1.jpg]
{Blog} Lendo {Skoob}
22-03-2009 11:21 PM
kuinzytao Offline
Leia que eu te escuto
*

Resposta: #25
XD - Que responsabilidade! O pessoal do Meia Palavra vai se desdobrar para não decepcionar. Rodinha

(Esta resposta foi modificada pela última vez em: 25-06-2010 12:15 PM por kuinzytao.)
23-03-2009 11:37 AM
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  [15º livro] Madame Bovary Anica 1 149 31-08-2010 04:33 PM
Última Resposta: JLM
  [14º livro] Cândido - Voltaire Anica 54 1.488 23-08-2010 12:59 AM
Última Resposta: RodrigoF
  Escolha do 15º livro Anica 19 476 22-08-2010 08:02 AM
Última Resposta: Anica
  [13º Livro] A insustentável leveza do ser (Milan Kundera) Anica 79 3.032 24-07-2010 10:57 PM
Última Resposta: lhrodovalho
  Escolha do 14º livro Anica 14 731 13-07-2010 09:00 AM
Última Resposta: Anica

Ir ao Fórum: