JLM
Amigo Imaginário

Respostas: 1.513
Reputação: 6
|
RE: A Língua Portuguesa escrita está em decadência???
schopenhauer já dizia isso da língua alemã. os britânicos dizem isso do inglês americano e os portugueses do nosso "dialeto".
os mais conservadores (geralmente com maior tempo de convivência trabalhando com o idioma) dirão q sim, o português está em decadência. os conservadores de outros países dirão o mesmo dos idiomas deles.
pra mim, isso é algo natural e ñ devemos ficar desesperados. tudo no universo é cíclico: nascer de algo q já existia, crescer até um apogeu, ter um declínio e depois morte, deixando restos q serão aproveitados pelos próximos nascimentos. ñ são as supernovas ao mesmo tempo o fim e início de algo? é assim com pessoas, civilizações, eras e idiomas. pense no latim, grego, aramaico e outras tantas q eram as línguas de continentes inteiros e hj são faladas por cada vez menos gente. mas influenciaram grandemente no surgimento de outras línguas. é um tipo de evolução cultural e pq ñ, humana?
assim será com o português. parafraseando o schopenhauer, é tendência natural dos idiomas ir se superficializando, perdendo a essência das palavras, tornando-se quase homeopático (isso ñ é do schope), até desaparecer por completo. c'est la vie!
1 abraço
JLM
[ http://www.jefferson.blog.br ]
[ http://desordemnotribunal.blogspot.com ]
(Esta resposta foi modificada pela última vez em: 16-06-2009 01:15 PM por JLM.)
|
|
| 16-06-2009 12:50 PM |
|
Agradecimento feito por |
|
marcelo.lopes
Falling Slowly

Respostas: 31
Reputação: 0
|
Curiosa a colocação do Tezza, faz todo o sentido.
Se pensarmos bem, vivemos numa era em que a escrita voltou a ser o foco da cultura, como era, digamos, até a popularização do rádio na primeira metade do século passado e na segunda, com a TV. A ideia (sem acento...) de decadência da língua me parece coisa de quem acredita na possibilidade de a língua chamada culta ser usada no dia-a-dia. Não funciona, não é da natureza de linguagem alguma, elas sofrem pesadíssima influência da cultura e vice-versa; além do quê, tendem a se mover rumo a clareza na comunicação de um determinado grupo social, na transmissão de seus valores...
De qualquer forma, neste caso, acho que decadência é o nome mais fácil para não admitir a natureza mutante das línguas - goste-se disso ou não.
A propósito, há muita coisa de que não gosto em manias que a gente lê por aí na internet - e quase todas relacionadas à falta de clareza.
Viste os meus blogs: Universo Tangente , Exercícios de Ficção e Todos os Filmes
|
|
| 17-06-2009 01:47 PM |
|
|
AlessandroMartins
Erre Potter

Respostas: 38
|
(17-06-2009 01:47 PM)marcelo.lopes Escreveu: A propósito, há muita coisa de que não gosto em manias que a gente lê por aí na internet - e quase todas relacionadas à falta de clareza.
Muito bem colocado, creio que clareza na maioria das vezes é mais decisiva que correção.
O seu aparte me fez pensar que talvez tenhamos a mesma mobilidade e fluidez que tínhamos na língua falada também agora na língua escrita.
E me fez lembrar que teremos a primeira mudança ortográfica com a língua escrita sendo utilizada amplamente não só por aqueles que a usavam profissionalmente (escritores, jornalistas, tradutores, editores, etc). Atualmente há mais pessoas que usam a língua escrita informalmente, diariamente e massivamente, que usuários "profissionais".
Isso terá efeitos interessantes. Que nem consigo prever.
Visite os meus blogs: Livros e Afins e também Cracatoa Simplesmente Sumiu
|
|
| 17-06-2009 02:17 PM |
|
|
marcelo.lopes
Falling Slowly

Respostas: 31
|
Bom, voltando e fugindo um pouco do tópico, confesso que não estou lá muito preocupado com a suposta decadência da língua portuguesa. O que mais me preocupa é a dificuldade que muita gente tem em organizar seus pensamentos em palavras - sejam escritas ou faladas. Basta navegar pelo Orkut: veremos muitos textos e scraps quase indecifráveis porque seu autor simplesmente não sabe como encadear premissas, argumentos, conclusões...
Ficou famoso o caso (não sei se é real mesmo e se foi exatamente assim, ou seja, não sei de nada, mas o exemplo ainda funciona  ) em que uma mãe, pelo MSN, perguntou a filha se ela estava em casa. A garota teria respondido: "não estou na escola". O pai chegou em casa chateado porque a filha não havia ido a escola mais uma vez. Mas, surpresa: ela estava no laboratório da aula de computação! O que ela quis dizer ao responder a mãe foi "Não , estou na escola."
Viste os meus blogs: Universo Tangente , Exercícios de Ficção e Todos os Filmes
|
|
| 19-06-2009 01:41 PM |
|
|