Responder 
Blogs fazem pessoas escreverem pior, diz José Saramago
Autor Mensagem
Anica Offline
Miolos!!!
*

Respostas: 7.168
Reputação: 24
Resposta: #1
Blogs fazem pessoas escreverem pior, diz José Saramago
O escritor português José Saramago, que está prestes a publicar um livro com os artigos que escreveu em seu blog, diz acreditar que com o crescimento desse tipo de espaço na internet "está se escrevendo mais, embora pior".

"A prática do blog levou muitas pessoas que antes pouco ou nada escreviam a escrever. Pena que muitas delas pensem que não vale a pena se preocupar com a qualidade do que se escreve", disse Saramago em entrevista publicada hoje pelo jornal argentino "Clarín".

O escritor português reuniu os artigos publicados durante os seis primeiros meses de sua atividade como blogueiro em "Caderno de Saramago", um livro vetado na Itália por Silvio Berlusconi e que reflete o espírito crítico de seu autor.

"Pessoalmente cuido tanto do texto de um blog como de uma página de romance", completou o Nobel português, de 86 anos e que apresentará o livro em um encontro com blogueiros aberto a internautas de todo o mundo no próximo dia 25 em Lisboa.

Blog como reflexão

Quanto a seu blog, o escritor disse que não destina ao espaço "nenhuma ideia em particular", para depois expressar que "os sismógrafos não escolhem os terremotos, reagem aos que vão ocorrendo, e o blog é isso, um sismógrafo".

"Aqueles que me leem sabem que podem encontrar-se a cada dia diante de algo totalmente inesperado", reforçou Saramago, que respondeu às perguntas do diário argentino por e-mail da Espanha, onde mora.

O autor de "O Evangelho segundo Jesus Cristo" também sustentou que não teve de lidar com a situação de criar textos que tivesse medo de publicar, e avaliou que "se o blog é um espaço para a reflexão, não deve surpreender que ilumine aquele que o escreve".

Fonte: G1

I don't know what it is about me that makes people think I want to hear their problems. Maybe I smile too much. Maybe I wear too much pink. But please remember I can rip your throat out if I need to.
21-06-2009 10:29 PM
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
clandestini Offline
Em busca do tempo perdido
*

Respostas: 293
Reputação: 0
Resposta: #2
RE: Blogs fazem pessoas escreverem pior, diz José Saramago
Bonitas as palavras de Saramago. Como sempre. A definição que ele deu aos blogs é ótima.

Pois é, acho que concordo com ele. Mais pessoas estão escvendo, mas não significa que haja qualidade na escrita.

Eu me esforço.

[Imagem: attachment.php?aid=1519]
Daniela
21-06-2009 10:50 PM
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
thiagobomfim Offline
Tinha mais de 400 páginas
*

Respostas: 30
Resposta: #3
Rolleyes RE: Blogs fazem pessoas escreverem pior, diz José Saramago
Sim Li isso hoje e concordo parcialmente com o Saramago. Blogs abriram espaço bem interessante para a escrita, mas muita gente mais escreve do que lê.

Nunca a atividade da escrita pode ser apoiada apenas nela mesma. Surgem dois problemas disso: a falta de conteúdo, uma vez que não se tem boas referências para o desenvolvimento duma argumentação interessante, e outro é a total ignorância das regras gramáticais, que enfeitam um bom texto.

Mas o exercício da leitura, mesmo sendo prioritário, não faz bom escritores. Um blog é extremamente útil para o exercício regular do escrever, benéfico portanto.

Sim Página Pessoal : http://livrariadothiago.com
21-06-2009 10:56 PM
JLM Offline
Quiromania para a Condessa
*

Respostas: 1.428
Reputação: 6
Resposta: #4
pensa se ele entra no orkut então? o velhinho tinha um ataque!

1 abraço

JLM
[ http://www.jefferson.blog.br ]
[ http://desordemnotribunal.blogspot.com ]

22-06-2009 12:23 AM
AlessandroMartins Offline
Erre Potter
*

Respostas: 38
Resposta: #5
Se as pessoas antes não escreviam, não há fator de comparação para dizer se está pior ou melhor. Não acho que Saramago diria algo sem sentido assim. A citação deve estar em um contexto maior prejudicado pela edição.

Por outro lado, é óbvio que, quanto mais pessoas escreverem - não importa em que meio -, mais diversidade de expressão haverá. Haverá muitas coisas ruins. Mas a possibilidade de haver coisas interessantes e de qualidade também é maior.

Portanto, discordo.

[Imagem: cabb.jpg]

Visite os meus blogs: Livros e Afins e também Cracatoa Simplesmente Sumiu
22-06-2009 08:19 AM
Anica Offline
Miolos!!!
*

Resposta: #6
Poisé, eu não acho que ele tenha colocado que o blog piora o estilo de escrita das pessoas, como as manchetes estão anunciando. O que ele diz:

Citar:"A prática do blog levou muitas pessoas que antes pouco ou nada escreviam a escrever. Pena que muitas delas pensem que não vale a pena se preocupar com a qualidade do que se escreve"

Ou seja, as pessoas não se preocupam em melhorar o modo como escrevem, mas isso provavelmente aconteceria em qualquer outro tipo de mídia, não é por causa dos blogs.

Inclusive eu tenho cá para mim que assim como os diários antigamente ajudavam no exercício da escrita, os blogs atualmente também podem ajudar (para quem tem o interesse em melhorar, óbvio).

I don't know what it is about me that makes people think I want to hear their problems. Maybe I smile too much. Maybe I wear too much pink. But please remember I can rip your throat out if I need to.
22-06-2009 09:20 AM
thiagobomfim Offline
*

Resposta: #7
(22-06-2009 08:19 AM)AlessandroMartins Escreveu:  Se as pessoas antes não escreviam, não há fator de comparação para dizer se está pior ou melhor. Não acho que Saramago diria algo sem sentido assim. A citação deve estar em um contexto maior prejudicado pela edição.

Por outro lado, é óbvio que, quanto mais pessoas escreverem - não importa em que meio -, mais diversidade de expressão haverá. Haverá muitas coisas ruins. Mas a possibilidade de haver coisas interessantes e de qualidade também é maior.

Portanto, discordo.

Alessandro,

Pode até estar fora do contexto, mas, suponhamos que seja verdade, essa não seria a primeira declaração meio rabugenta do Saramago.

Para refrescar a memória é só lembrar o que ele disse acerca dos judeus, que não deixa de ser muito coerente e corajoso:

"Viver à custa do Holocausto e querendo que se perdoe tudo o que fazem em nome do que sofreram parece um pouco abusivo. Porque aqueles que sofreram, foram mortos, exterminados, queimados. E estes são os descendentes biológicos deles. Mas parece que não aprenderam nada com o sofrimento de seus pais e avós. Não aprenderam rigorosamente nada."

22-06-2009 09:34 AM
AlessandroMartins Offline
Erre Potter
*

Respostas: 38
Resposta: #8
Rabugenta ou não, veraz ou não, contextualizada ou não, continuo a discordar da declaração. Gosto do escritor, dos seus livros, mas não sou torcedor ou defensor de todos os seus pontos de vista.XD

[Imagem: cabb.jpg]

Visite os meus blogs: Livros e Afins e também Cracatoa Simplesmente Sumiu
22-06-2009 10:27 AM
thiagobomfim Offline
*

Resposta: #9
(22-06-2009 10:27 AM)AlessandroMartins Escreveu:  Rabugenta ou não, veraz ou não, contextualizada ou não, continuo a discordar da declaração. Gosto do escritor, dos seus livros, mas não sou torcedor ou defensor de todos os seus pontos de vista.XD

Sim, sim. Compartilho do seu ponto de vista. Há males na verborragia da web, mas os benefícios são bem maiores.

(Esta resposta foi modificada pela última vez em: 22-06-2009 10:34 AM por thiagobomfim.)
22-06-2009 10:32 AM
Tauil Offline
(Beetlejuice!)³
*

Respostas: 1.028
Reputação: 10
Resposta: #10
Concordo em partes, também. Hoje qualquer um pode ser escritor. E não são somente os bons que são lidos... o que vemos aí de gente fazendo poema todo anarfa e sendo aplaudido por uma legião (é só buscar no Orkut) é brincadeira. O cara escreve tudo em caixa alta, rima pão com avião, umas coisas extremamente mal feitas - faltou isso que o Saramago falou, um cuidado, uma preocupação. Apesar de ser rabugento, concordei um tanto.

Música, cinema, literatura.
HQs, TV, games etc.
Aliste-se à Artilharia Cultural!
(Esta resposta foi modificada pela última vez em: 27-06-2009 01:10 PM por Tauil.)
22-06-2009 12:05 PM
Rafaela Offline
salvemos os golfinhos!!!
*

Respostas: 1.328
Reputação: 25
Resposta: #11
Bem, eu não tenho blog, mas de tanto escrever no msn peguei a mania de ficar abreviando as palavras. O Ruim é que ás vezes tenho de fazer relatorios p o meu chefe e acabo cortando as palavras o que ele odeiaHa ha no outra mania são os emoticons, uma vez mandei um e-mail p um cliente com um rofl

[Imagem: attachment.php?aid=2293]
22-06-2009 12:16 PM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Ariane Offline
Supergirls just fly
*

Respostas: 741
Reputação: 3
Resposta: #12
(22-06-2009 12:16 PM)Rafaela Bibiano Escreveu:  Bem, eu não tenho blog, mas de tanto escrever no msn peguei a mania de ficar abreviando as palavras. O Ruim é que ás vezes tenho de fazer relatorios p o meu chefe e acabo cortando as palavras o que ele odeiaHa ha no outra mania são os emoticons, uma vez mandei um e-mail p um cliente com um rofl

rofl

Sabe que eu tenho que ficar me policiando também. Sempre presto atenção para não mandar um emoticon pra gente que não tem nada a ver. Tímido

Bem, eu concordo com Saramago. Eu tenho blog e nem sempre presto atenção nos textos, muitas coisas saem erradas, mas a parte boa é que eu estou sempre relendo e corrigindo. Sim

Blog Banshee - O Livro do meu romance Banshee - Os Guardiões
22-06-2009 02:37 PM
LucasCF Offline
To be or not to be?
*

Respostas: 864
Reputação: 9
Resposta: #13
Eu quase não posto receoso o tempo todo de postar algo ruim. Língua
E sou viciado em emoticons. No msn, e no forum. Principalmente o dois pontos p ou d. LínguaBig Grin

"A vida é o que acontece conosco enquanto fazemos outros planos" Ben Bagley, produtor musical.
Filmow - Last.fm - skoob
(Esta resposta foi modificada pela última vez em: 22-06-2009 04:30 PM por LucasCF.)
22-06-2009 04:30 PM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Fernando Giacon Offline
Sonysta!
*

Respostas: 3.023
Reputação: 1
Resposta: #14
Eu concordo com ele. Um Blog nada mais é que a ânsia de transmitir informações própria e opiniões de maneira expressa. Sendo expresso, começamos a abreviar mais, sempre buscamos as mesmas palavras, enfim, não temos aquela elaboração. Claro, estou falando num geral.

[Imagem: Academia024.jpg]
28-06-2009 11:08 AM
kuinzytao Offline
Leia que eu te escuto
*

Respostas: 917
Reputação: 4
Resposta: #15
(22-06-2009 09:20 AM)Anica Escreveu:  Poisé, eu não acho que ele tenha colocado que o blog piora o estilo de escrita das pessoas, como as manchetes estão anunciando. O que ele diz:

Citar:"A prática do blog levou muitas pessoas que antes pouco ou nada escreviam a escrever. Pena que muitas delas pensem que não vale a pena se preocupar com a qualidade do que se escreve"

Ou seja, as pessoas não se preocupam em melhorar o modo como escrevem, mas isso provavelmente aconteceria em qualquer outro tipo de mídia, não é por causa dos blogs.

Inclusive eu tenho cá para mim que assim como os diários antigamente ajudavam no exercício da escrita, os blogs atualmente também podem ajudar (para quem tem o interesse em melhorar, óbvio).
Concordo com você e destaco:
Citar: ... "Pessoalmente cuido tanto do texto de um blog como de uma página de romance", completou o Nobel português, de 86 anos ..."

[Imagem: 3432902502_8eb3063537_o.jpg]
28-06-2009 12:38 PM
Farfael Offline
Ctrl+I para inverter!!
*

Respostas: 90
Resposta: #16
Olha só, o Saramago tem um blog!! Eu acho que ele está errado em falar isso dos blogs. É claro que muita gente não está nem aí para o que escreve nos blogs, comete erros de português mesmo e ainda consegue só falar besteira, mas no meio de tanta merda tem também muita coisa coisa bacana, bem escrita e com idéias interessantes.

Anica

Só faltou postar o URL. Para quem quiser ler os textos sem parágrafos do velhinho: O Caderno de Saramago

[contos de zumbi]
29-06-2009 11:36 AM
Anica Offline
Miolos!!!
*

Resposta: #17
(29-06-2009 11:36 AM)Farfael Escreveu:  Olha só, o Saramago tem um blog!! Eu acho que ele está errado em falar isso dos blogs. É claro que muita gente não está nem aí para o que escreve nos blogs, comete erros de português mesmo e ainda consegue só falar besteira, mas no meio de tanta merda tem também muita coisa coisa bacana, bem escrita e com idéias interessantes.

Anica

Só faltou postar o URL. Para quem quiser ler os textos sem parágrafos do velhinho: O Caderno de Saramago

não coloquei o link aqui pq já tinha um tópico só para divulgar o blog do saramago Tímido

29-06-2009 09:11 PM
Farfael Offline
Ctrl+I para inverter!!
*

Respostas: 90
Resposta: #18
Anica

Justo... que burro que eu sou, dá zero pra mim. Agora que eu percebi, por sinal, que praticamente todos os posts dele são comentados aqui! Hehehe. Preciso ler mais os posts da galera. Lendo

[contos de zumbi]
30-06-2009 02:35 PM
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Morre José Saramago Pips 54 1.135 27-06-2010 03:22 PM
Última Resposta: JLM
  Morre em São Paulo José Mindlin Clara 3 240 01-03-2010 03:16 PM
Última Resposta: Lucas_Deschain
  ACERVO DE JOSÉ MINDLIM NA INTERNET Cabal 1 183 09-07-2009 06:30 PM
Última Resposta: Anica
  'A África que existe na cabeça das pessoas é folclorizada', diz Mia Couto Anica 1 205 27-06-2009 01:57 PM
Última Resposta: Clara
  Literatura: Saramago volta a chamar "deliquente" a Berlusconi, e apelida-o de "vírus Anica 0 148 08-06-2009 10:24 PM
Última Resposta: Anica

Ir ao Fórum: