Anica
Miolos!!!

Respostas: 7.168
Reputação: 24
|
Blogs fazem pessoas escreverem pior, diz José Saramago
O escritor português José Saramago, que está prestes a publicar um livro com os artigos que escreveu em seu blog, diz acreditar que com o crescimento desse tipo de espaço na internet "está se escrevendo mais, embora pior".
"A prática do blog levou muitas pessoas que antes pouco ou nada escreviam a escrever. Pena que muitas delas pensem que não vale a pena se preocupar com a qualidade do que se escreve", disse Saramago em entrevista publicada hoje pelo jornal argentino "Clarín".
O escritor português reuniu os artigos publicados durante os seis primeiros meses de sua atividade como blogueiro em "Caderno de Saramago", um livro vetado na Itália por Silvio Berlusconi e que reflete o espírito crítico de seu autor.
"Pessoalmente cuido tanto do texto de um blog como de uma página de romance", completou o Nobel português, de 86 anos e que apresentará o livro em um encontro com blogueiros aberto a internautas de todo o mundo no próximo dia 25 em Lisboa.
Blog como reflexão
Quanto a seu blog, o escritor disse que não destina ao espaço "nenhuma ideia em particular", para depois expressar que "os sismógrafos não escolhem os terremotos, reagem aos que vão ocorrendo, e o blog é isso, um sismógrafo".
"Aqueles que me leem sabem que podem encontrar-se a cada dia diante de algo totalmente inesperado", reforçou Saramago, que respondeu às perguntas do diário argentino por e-mail da Espanha, onde mora.
O autor de "O Evangelho segundo Jesus Cristo" também sustentou que não teve de lidar com a situação de criar textos que tivesse medo de publicar, e avaliou que "se o blog é um espaço para a reflexão, não deve surpreender que ilumine aquele que o escreve".
Fonte: G1
I don't know what it is about me that makes people think I want to hear their problems. Maybe I smile too much. Maybe I wear too much pink. But please remember I can rip your throat out if I need to.
|
|
| 21-06-2009 10:29 PM |
|
Agradecimento feito por |
|
JLM
Quiromania para a Condessa

Respostas: 1.428
Reputação: 6
|
|
| 22-06-2009 12:23 AM |
|
|
Anica
Miolos!!!

Respostas: 7.168
Reputação: 24
|
RE: Blogs fazem pessoas escreverem pior, diz José Saramago
Poisé, eu não acho que ele tenha colocado que o blog piora o estilo de escrita das pessoas, como as manchetes estão anunciando. O que ele diz:
Citar:"A prática do blog levou muitas pessoas que antes pouco ou nada escreviam a escrever. Pena que muitas delas pensem que não vale a pena se preocupar com a qualidade do que se escreve"
Ou seja, as pessoas não se preocupam em melhorar o modo como escrevem, mas isso provavelmente aconteceria em qualquer outro tipo de mídia, não é por causa dos blogs.
Inclusive eu tenho cá para mim que assim como os diários antigamente ajudavam no exercício da escrita, os blogs atualmente também podem ajudar (para quem tem o interesse em melhorar, óbvio).
I don't know what it is about me that makes people think I want to hear their problems. Maybe I smile too much. Maybe I wear too much pink. But please remember I can rip your throat out if I need to.
|
|
| 22-06-2009 09:20 AM |
|
|
thiagobomfim
Tinha mais de 400 páginas

Respostas: 30
Reputação: 0
|
(22-06-2009 08:19 AM)AlessandroMartins Escreveu: Se as pessoas antes não escreviam, não há fator de comparação para dizer se está pior ou melhor. Não acho que Saramago diria algo sem sentido assim. A citação deve estar em um contexto maior prejudicado pela edição.
Por outro lado, é óbvio que, quanto mais pessoas escreverem - não importa em que meio -, mais diversidade de expressão haverá. Haverá muitas coisas ruins. Mas a possibilidade de haver coisas interessantes e de qualidade também é maior.
Portanto, discordo.
Alessandro,
Pode até estar fora do contexto, mas, suponhamos que seja verdade, essa não seria a primeira declaração meio rabugenta do Saramago.
Para refrescar a memória é só lembrar o que ele disse acerca dos judeus, que não deixa de ser muito coerente e corajoso:
"Viver à custa do Holocausto e querendo que se perdoe tudo o que fazem em nome do que sofreram parece um pouco abusivo. Porque aqueles que sofreram, foram mortos, exterminados, queimados. E estes são os descendentes biológicos deles. Mas parece que não aprenderam nada com o sofrimento de seus pais e avós. Não aprenderam rigorosamente nada."
Página Pessoal : http://livrariadothiago.com
|
|
| 22-06-2009 09:34 AM |
|
|
Tauil
(Beetlejuice!)³

Respostas: 1.028
Reputação: 10
|
Concordo em partes, também. Hoje qualquer um pode ser escritor. E não são somente os bons que são lidos... o que vemos aí de gente fazendo poema todo anarfa e sendo aplaudido por uma legião (é só buscar no Orkut) é brincadeira. O cara escreve tudo em caixa alta, rima pão com avião, umas coisas extremamente mal feitas - faltou isso que o Saramago falou, um cuidado, uma preocupação. Apesar de ser rabugento, concordei um tanto.
Música, cinema, literatura.
HQs, TV, games etc.
Aliste-se à Artilharia Cultural!
(Esta resposta foi modificada pela última vez em: 27-06-2009 01:10 PM por Tauil.)
|
|
| 22-06-2009 12:05 PM |
|
|
Ariane
Supergirls just fly

Respostas: 741
Reputação: 3
|
Blog Banshee - O Livro do meu romance Banshee - Os Guardiões
|
|
| 22-06-2009 02:37 PM |
|
|
kuinzytao
Leia que eu te escuto

Respostas: 917
Reputação: 4
|
(22-06-2009 09:20 AM)Anica Escreveu: Poisé, eu não acho que ele tenha colocado que o blog piora o estilo de escrita das pessoas, como as manchetes estão anunciando. O que ele diz:
Citar:"A prática do blog levou muitas pessoas que antes pouco ou nada escreviam a escrever. Pena que muitas delas pensem que não vale a pena se preocupar com a qualidade do que se escreve"
Ou seja, as pessoas não se preocupam em melhorar o modo como escrevem, mas isso provavelmente aconteceria em qualquer outro tipo de mídia, não é por causa dos blogs.
Inclusive eu tenho cá para mim que assim como os diários antigamente ajudavam no exercício da escrita, os blogs atualmente também podem ajudar (para quem tem o interesse em melhorar, óbvio).
Concordo com você e destaco:
Citar: ... "Pessoalmente cuido tanto do texto de um blog como de uma página de romance", completou o Nobel português, de 86 anos ..."
|
|
| 28-06-2009 12:38 PM |
|
|