Responder 
A Dominação Masculina - Bourdieu
Autor Mensagem
kuinzytao Offline
Leia que eu te escuto
*

Respostas: 918
Reputação: 9
Resposta: #1
A Dominação Masculina - Bourdieu
No geral deixo de lado os assuntos que estou estudando. O fórum e o blog são lazer. Como esse último está meio de lado, vou compartilhar esses estudos sobre o comportamento social. O assunto é debatido aqui em casa abertamente, fala sobre corpo e sexualidade, por isso creio que os frequentadores do fórum podem debater.
Bourdieu, autor de A Miséria do Mundo, A Produção da Crença: Contribuição para a Economia dos Bens Simbólicos é considerado um "sociólogo enervante".
Algumas de suas afirmações:
Citar:"É preciso conhecer os mecanismos tácitos da dominação e da manutenção das hierarquias sociais que produzem tanto as exclusões como as prerrogativas de poder."

"O que o mundo social fez, o mundo social pode desfazer."

"A sociologia tem o triste privilégio de ser a todo instante afrontada em sua cientificidade e de ser um "problema" justamente porque desvela coisas ocultas, não imediatamente apreendidas pela percepção comum, tal como a correlação entre o sucesso escolar e a transmissão do capital cultural pelas famílias."
Vou deixar >>> o link de um pdf "Dominação masculina e saúde: usos do corpo em jovens das camadas médias urbanas" de M. Goldenberg. O artigo tem 6 páginas e o conteúdo é excelente para homens e mulheres. Vamos ver se conseguimos fazer um debate?

[Imagem: 3432902502_8eb3063537_o.jpg]
(Esta resposta foi modificada pela última vez em: 20-07-2008 11:05 AM por kuinzytao.)
20-07-2008 10:45 AM
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Liv Offline
Praticamente Inofensiva
*

Respostas: 4.542
Reputação: 24
Resposta: #2
RE: A Dominação Masculina - Bourdieu
Vou ler ^^'

"Também a moral é uma questão de tempo, dizia com um sorriso maligno, você vai ver."
Memórias de Minhas Putas Tristes
21-07-2008 07:41 AM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
Fernando Giacon Offline
Sonysta!
*

Respostas: 3.023
Reputação: 1
Resposta: #3
Eu também vou dar uma lida Kuin! Gostei disso, porque precisamos de debates aqui no Meia Palavra, tá faltando mesmo! Assim que eu ler, eu aviso...

[Imagem: Academia024.jpg]
27-07-2008 02:40 AM
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
kuinzytao Offline
Leia que eu te escuto
*

Resposta: #4
Ótimo, coloquei um título meio apelão, mas o assunto é fascinante.

27-07-2008 08:49 AM
Clara V. Offline
Destaque Clube de Leitura
*

Respostas: 1.754
Reputação: 16
Resposta: #5
Olhe, acabei de ler o texto, e é muito bom mesmo. (O Scielo realmente tem textos muito bons! )

Chama a atenção pra o fato de que não são apenas as mulheres que são vítimas dessa procura pelo "ideal de beleza", mas os homens também:

"No entanto, para Bourdieu (1999), a estrutura impõe suas pressões aos dois termos da relação
de dominação, portanto aos próprios dominantes, que são “dominados por sua dominação”,
fazendo um esforço desesperado, e bastante patético, mesmo em sua triunfal inconsciência,
que todo homem tem que fazer para estar à altura de sua idéia infantil de homem. A preocupação
com a altura, força física, potência, poder, virilidade e, particularmente, com o tamanho
do pênis, pode ser vista como exemplo desta dominação que o dominante também sofre.
"

Caberia talvez chamar a atenção também pela "cultura da juventude" eu acho.
Nesses tempos, envelhecer se tornou uma coisa vergonhosa.
Há alguns anos eram as mulheres apenas que tentavam parecer mais jovens e algumas extrapolavam com roupas e atitudes que ficariam melhor em uma garota de 14 ou 15 anos.
O triste é ver que essas mulheres não só continuam a existir como ainda ganharam a companhia de homens, alguns que já passaram dos 40 anos e se vestem e têm atitudes de adolescentes.

Quero ler umas coisas de Bourdieu e Goldenberg, já anotei o nome dos livros que estão nas "Referências" e vou procurar na biblioteca da faculdade... Sim

Let the sunshine in

Skoob
11-04-2009 11:30 PM
Encontrar todas as respostas deste usuário Citar esta mensagem em uma resposta
kuinzytao Offline
Leia que eu te escuto
*

Resposta: #6
Que ótimo, depois dá retorno.

Eu acredito que precisamos refletir sobre a forma que estamos vivendo. A idéia que se tem é que o custo é só para o dominado, mas a manutenção da dominação transforma a pessoa em alguém fixado em... e, por tanto, alguém que precisa abandonar outras qualificações, resultando em muita frustração. A busca de um equilibrio seria quase o bem para todos.

A minha geração foi abusca da fonte da juventude, que para mim é o aprendizado. A capacidade de aprender até o último dia de vida.

Muitos se equivocaram, ajem como se não percebessem que o tempo e as opções são diferentes para nós. Pior, esqueceram que em um esquema holístico seriam as referências, ou dariam suporte para as gerações mais atuais.

Segundo Bourdieau, o sucesso escolar e a transmissão do capital cultural pelas famílias são diretamente proporcionais.

12-04-2009 02:54 PM
Responder 

Ir ao Fórum: